Ir para conteúdo principal
Preloader img 1 Preloader img 2 Preloader img 3
Conteúdo Menu
Conteúdo Principal
Foto do roteiro Berço do Cooperativismo

O roteiro acontece por meio de uma visitação autoguiada, que passa pelos principais pontos turísticos que retratam a história do cooperativismo na localidade da Linha Imperial. Trata da história de constituição da primeira cooperativa de crédito da América Latina, a Sicredi Pioneira RS, somando-se aos impactos do fato para a comunidade do cooperativismo de crédito brasileiro, a irmandade com Sunchales (AR), a criação de cooperativas escolares e outros aprendizados e influências. Uma verdadeira, inspiradora e emocionante história que demonstra o quanto a cooperação pode contribuir para o desenvolvimento econômico e social.

O roteiro passará por alguns principais pontos turísticos e históricos:

  • 1ª Sede do Cooperativismo
  • Igreja São Lourenço Mártir
  • Praça Padre Amstad
  • Caixa Rural e Memorial Padre Amstad 
  • Pinheiro Multissecular
  • CTG Pousada da Serra

Primeira Sede da Sicredi Pioneira RS (1903 a 1933): casa construída em estilo enxaimel, no ano de 1900, e que pertenceu ao primeiro gerente, Joseph Neumann.

Praça Padre Amstad: construída em 1942 pelos moradores da localidade para receber cinco mil participantes do Congresso da União Popular. Nesta praça é possível visitar o monumento ao Padre Theodor Amstad e a placa alusiva aos 100 anos da Associação Amstad (Volksverein).

Igreja Católica São Lourenço Mártir: igreja histórica que abriga vitrais, pinturas, monumento e mausoléu do Padre Theodor Amstad.

Caixa Rural e Memorial Padre Amstad: a Caixa Rural de Nova Petrópolis foi a primeira sede própria da Sicredi Pioneira RS, inaugurada em 1954. Declarado Patrimônio Tombado do Município de Nova Petrópolis, em 2013, o prédio é um importante espaço de memória e cultura de Linha Imperial. Atualmente abriga o Memorial do Padre Amstad e a Casa Cooperativa de Nova Petrópolis.

Pinheiro Multissecular: é um atrativo natural localizado próximo à Praça Padre Amstad. O pinheiro brasileiro, Araucaria angustifólia, tem idade estimada de 1.000 anos, possui 45 metros de altura e sua espessura é equivalente ao círculo formado por sete adultos de mãos dadas.

CTG Pousada da Serra: o Centro de Tradições Gaúchas Pousada da Serra foi fundado em 1º de julho de 1983 e teve como seu primeiro Patrão o Sr. Benito Cardoso. Atualmente, tem sua sede na Linha Imperial.

Mais Informações

Telefone: (54) 99909-1112 | (54) 3281-8403

Contato: gestaoexecutiva@casacooperativa.com.br|turismo@novapetropolis.rs.gov.br

Neste roteiro
Você vai conhecer

Conteúdo Rodapé