Ir para conteúdo principal
Preloader img 1 Preloader img 2 Preloader img 3
Conteúdo Menu
Conteúdo Principal

Praça das Flores

A Praça das Flores, como é carinhosamente conhecida a Praça da República, está situada no coração de Nova Petrópolis, junto à Avenida 15 de Novembro. O atrativo turístico é o mais visitado na cidade e o complexo da Praça das Flores une os canteiros floridos de plantas da estação cada vez mais coloridas com o Labirinto Verde, o Monumento ao Cooperativismo, o Monumento Portal da Imigração e o Monumento da Bíblia. No local também está localizada a Casa do Artesão, espaço de comercialização de produtos e artigos produzidos pelos artesãos locais. 

A história da Praça da República, situada junto à Avenida 15 de novembro, entre as ruas Rui Barbosa, Frederico Michaelsen e Sete de Setembro, confunde-se com a história da própria Colônia Provincial de Nova Petrópolis, quando a sua criação em 7 de setembro de 1858, foi incluída no Plano Diretor pelo primeiro Diretor da Colônia, o agrimensor D.José Maria Vidal.

 

Monumento ao Cooperativismo

O Monumento ao Cooperativismo, localizado na Praça das Flores, simboliza a essência dos ideais cooperativistas: trabalho e união, força cooperativa, sendo o primeiro e o mais representativo monumento ao cooperativismo do mundo. Constitui-se de 7 pessoas que retratam as diversas profissões da época e carregam juntas "uma pedra que estava no caminho" - citada pelo Padre Theodor Amstad, em 1900 - fazendo referência à união de pessoas com objetivos comuns para superar dificuldades. A cena também simboliza os 7 princípios do cooperativismo e as 7 cores da bandeira. O monumento é uma homenagem ao título de Capital Nacional do Cooperativismo e ao centenário da primeira Cooperativa de Crédito do Brasil (1902-2002).

 

Monumento Portal da Imigração Alemã

A Praça da República conta com o Monumento Portal da Imigração Alemã que homenageia os antepassados. Em seu topo está a placa com o brasão do Município e uma placa com os dizeres: “Homenagem aos colonizadores e batalhadores pela Emancipação de Nova Petrópolis na data de seu centenário de Colonização. 07/09/1858 – 07/09/1958”.  Mais duas placas comemorativas estão expostas no atrativo, sendo uma da Inauguração, em 20 de setembro de 1992, e outra referente a visita do Presidente da República Federal da Alemanha, em 24 de Novembro de 1995. Ao lado do Monumento encontra-se uma pedra com uma placa com a “Carta Testamento” do ex-Presidente da República, Getúlio Vargas, datada em 24 de agosto de 1954. Atualmente, o espaço é utilizado para as comemorações da Semana da Pátria e outras solenidades.

 

 

 
 
 

Carregando mapa...

Conteúdo Rodapé