14 de Dezembro de 2020

Vitral representa religiosidade do Natal em Nova Petrópolis

Item decorativo inovador foi proposto pela Comissão Organizadora do evento

O real sentido do Natal é representado em Nova Petrópolis pelo vitral religioso. O item decorativo que enfeita o Monumento Portal da Imigração Alemã exibe uma ilustração do nascimento de Jesus, celebrada mundialmente em 25 de dezembro. Carregado de significado, o vitral colorido durante o dia e iluminado à noite ganha destaque na Praça das Flores, enchendo os olhos daqueles que passam pela Avenida 15 de Novembro.

A ideia de retratar o nascimento de Cristo, fazendo referência aos tradicionais vitrais das igrejas, surgiu durante as reuniões da comissão organizadora e foi executada pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, com auxílio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, por meio do setor da marcenaria; com patrocínio de Minosso Instalações Elétricas e Plenoterra, na instalação do vitral e da iluminação, e da empresa Intuição, que sublimou a arte no tecido.

“Em 2020, buscamos retratar o real sentido do Natal na decoração e na programação do evento de Nova Petrópolis. Viver a época natalina em família e lembrar o nascimento de Jesus foram pilares para definir a decoração e as atrações culturais do Natal no Jardim da Serra Gaúcha. A magia, o encantamento e a religiosidade estão presentes nos itens que decoram a cidade e nas músicas e tradições de família exibidas durante o evento”, enfatiza a secretária Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Roberta Liane da Silva.

A religiosidade da época natalina também é retratada durante os Domingos de Advento. Tradicionalmente, o Natal no Jardim da Serra Gaúcha transmite mensagens de reflexão e orações, conduzidas pela equipe ecumênica de Nova Petrópolis, nos quatro domingos que antecedem o Natal. A celebração do Dia da Bíblia também integra a programação do evento voltado para as famílias.

O Natal no Jardim da Serra Gaúcha 2020 é uma promoção da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, e organizado por comissão específica, formada por representantes da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis (AGDFA-NP), Associação dos Municípios da Rota Romântica, Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Sicredi Pioneira RS e da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio e de Educação, Cultura e Desporto.

A Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis é a proponente do evento natalino que conta com com o patrocínio de Sicredi, Cooperativa Piá, Intuição, Minosso Instalações Elétricas e apoio da Associação dos Municípios da Rota Romântica, Centro de Pinturas e Buhs Comércio de Papéis.

Conheça Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br.  Acesse mais notícias e informações no site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

FOTO: Adriana Monteiro Arrial | Turismo PMNP