31 de Maio de 2023

Novidades do Festival Sabores da Colônia são apresentadas em Nova Petrópolis

Evento reunirá produtos de 60 agroindústrias e programação com mais de 20 shows

­Produtos coloniais e rurais de 60 agroindústrias e mais de 20 shows musicais. Estas e uma série de novidades e atrações do Festival Sabores da Colônia foram apresentadas para a imprensa e autoridades na tarde dessa terça-feira, 30 de maio, em um evento na Pousada Verde Paraíso, na localidade de Nove Colônia. Com expressivo crescimento, a edição 2023 do evento ocorre de 23 de junho a 9 de julho, com programação gratuita em sextas, sábados e domingos, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis.

O lançamento da edição 2023 do Festival Sabores da Colônia ocorreu em uma recepção com gastronomia típica, música de bandinha e a simpática presença das mascotes do evento, Anna e Otto, durante a tarde de terça-feira.

“Quem vier a Nova Petrópolis com certeza irá encontrar um povo muito acolhedor e um Centro de Eventos repleto de grandes atrações”, afirmou o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf.

Atrações do Festival

De acordo com o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Santos, a edição 2023 do Festival Sabores da Colônia registrará expressivo crescimento na comparação com 2022. “Já crescemos no ano passado e precisamos ampliar o evento mais uma vez, pois serão 60 agroindústrias e mais de 80 expositores no total”, afirmou o secretário.

Além das agroindústrias e demais expositores, o Festival contará com área gastronômica e de food trucks, restaurante, jogos coloniais e gaúchos, bandinhas típicas e grupos folclóricos, pedal e caminhada, áreas kids e pet e mais de 20 atrações musicais na Claro Arena Show. A qualidade e a diversidade da gastronomia do evento foi destacada pela presidente da Câmara de Vereadores, Kátia Regina Zummach, em seu discurso.

Porto do Som, Os Atuais, Lucas e Felipe, Banda Rosa’s, Roger e Gustavo, Grupo Rodeio, Madame Frau, Vox 3, Bibiana Bolacell e Orquestra La Montanara são algumas das atrações musicais já confirmadas.

Conforme o presidente Ari Arsenio Boelter, o dia 7 de julho, sexta-feira, será dedicado à comemoração dos 60 anos do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café.

60 agroindústrias

A vice-presidente do Sindicato dos Agricultores, Mariana Caroline Marcon, destacou os produtos coloniais e rurais que serão comercializados pelas 60 agroindústrias participantes do Festival Sabores da Colônia. Entre eles: queijos, geleias, salames, linguiças, copa, mel, biscoitos, pães e cucas, doce de leite, doces em calda, melado, rapaduras e pés de moleque, temperos e molhos, nozes e frutas cristalizadas, erva mate, cervejas, chás, sucos e vinhos, licores, cachaças e graspa, artesanato e flores. “São produtos oriundos de agroindústrias de Nova Petrópolis e de outras 37 cidades gaúchas”, destacou a vice-presidente.

Antes do lançamento, os representantes da imprensa puderam visitar e conhecer duas agroindústrias de Nova Petrópolis que farão parte do Festival Sabores da Colônia: Embutidos Lüdke e Queijaria Tradição.

Mais fornos

O Festival Sabores da Colônia de 2023 também contará com uma área maior para os fornos de pedra, em que são assados pães e cucas para comercialização durante o evento. Além dos dois fornos já instalados em 2022, serão construídos mais três, totalizando cinco unidades que produzirão delícias caseiras durante toda a programação. Além disso, a área dos fornos ganhará mesas e cadeiras para acomodar o público.

O Festival Sabores da Colônia é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio das secretarias de Turismo, Indústria e Comércio e de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato dos Agricultores Trabalhadores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café, e financiado pelo Pró-Cultura RS, através da Lei de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio master de Claro. Patrocínio de Organize Feiras e Stands Personalizados, Sicredi Pioneira, Brahma, Energias da Natureza, Sicoob e Fiat. Apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Fetag-RS, Emater-RS, Bitcom Internet, Roseflor Alimentos e Associação Rota Romântica.

Acompanhe as informações do Festival Sabores da Colônia no site turismo.novapetropolis.rs.gov.br e no Instagram @festivalsaboresdacolonia.

Crédito das fotos: Fotos 50mm/Vini Martins e Marcelo Farinha