19 de Setembro de 2023

Nova Petrópolis terá Oktoberfest de 6 a 15 de outubro de 2023 na Rua Coberta

Associação Böhmerland e Prefeitura Municipal apresentaram as atrações da Nova Oktoberfest

Para celebrar a cultura germânica e as tradições alemãs, a Prefeitura de Nova Petrópolis e a Associação de Danças Folclóricas Böhmerland lançaram a Nova Oktoberfest 2023. Convidados e imprensa conheceram as atrações do evento em estilo germânico na tarde desta segunda-feira, 18 de setembro, no Jardim do Moinho. A Nova Oktoberfest ocorrerá de 6 a 15 de outubro, na Rua Coberta.

“A Nova Oktoberfest surge como uma proposta de evento que valoriza a cultura e as tradições que Nova Petrópolis tanto ostenta. A grande novidade da edição é a realização de toda a programação na Rua Coberta, com uma nova apresentação de estrutura para contemplar também a Praça das Flores”, destacou o presidente da Associação de Danças Folclóricas Böhmerland, Henrique Felipe Lüdke.

O lançamento oficial da Nova Oktoberfest contou com a presença do vice-prefeito de Nova Petrópolis, Martim Wissmann; secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Santos; servidores públicos, integrantes do grupo de danças proponente do evento; imprensa, influenciadores, patrocinadores, membros da comunidade e convidados. O Grupo Blaska deu tom ao evento e trouxe a música típica germânica para o evento de lançamento.

Ao representar o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, Martim Wissmann destacou a importância da Nova Oktoberfest no cenário econômico e social da cidade, enfatizando a relevância do evento no calendário municipal de ações na cidade e o papel das atrações do evento no fomento à cultura.

Os integrantes do Böhmerlandtanzgruppe apresentaram as atrações musicais do evento, que contará com shows de Marcelo Serra, San Marino, Luiza Barbosa, Os Atuais, Sétimo Sentido, Grupo Blaska, Banda Rosa’s, entre outras bandas da região. A Nova Oktoberfest prestigiou as bandas e grupos de Nova Petrópolis, garantindo na programação atrações como Dizzy Riders, Banda Exemplo, Saxônia, Super Banda Real, Estribo de Prata e Castelu’s. O evento contará ainda com a presença de cinco bandinhas típicas de Nova Petrópolis e região.

A Nova Oktoberfest contará também com a apresentação de grupos de dança de Nova Petrópolis e a presença da Orquestra de Sopros, da Banda Municipal e da Orquestra Jovem de Nova Petrópolis. O Böhmerlandtanzgruppe irá conduzir os jogos germânicos do evento, com o tradicional Chopp em Metro e outras atividades recreativas para animar o público.

O secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Santos enalteceu o pioneirismo de Nova Petrópolis ao fixar no calendário de eventos uma Oktoberfest num período de alta movimentação na Serra Gaúcha, potencializando as movimentações econômicas e turísticas na cidade e região. “Esperamos que todos prestigiem a Nova Oktoberfest e as novidades da edição. Temos certeza que o evento irá trazer alegria e diversão para o público e desenvolver o turismo social e econômico de Nova Petrópolis e região”, destacou Santos.

A Nova Oktoberfest contará com oito cervejarias, foodtrucks e espaço para brinquedos infláveis. A programação do evento contemplará a Pernada Esportiva – evento beneficente em prol do Hospital Nova Petrópolis e Bombeiros Voluntários, e a Caminhada da Oktober – os participantes irão desbravar os principais pontos da Linha Imperial em um trajeto regado de chopp e diversão.

No Dia das Crianças, 12 de outubro, ocorre o Sicredi Kids Day – um dia de atrações voltadas aos pequenos, que envolvem a final do concurso infantil Kleiner Ansager, Encontro dos Grupos de Danças Folclóricas das categorias infantis da região; participação de pernas de pau e distribuição de brindes da Sicredi Pioneira e Show com Luiza Barbosa. O evento contará com uma tarde de imersão na cultura italiana, com música, dança e canto coral e uma noite gaúcha com atrações tradicionalistas.

A Nova Oktoberfest 2023 é uma promoção da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, em parceria com a Associação de Danças Folclóricas Böhmerland. O evento tem patrocínio master de Sicredi Pioneira RS, patrocínio de Cervejaria Traum, Nova Imóveis, Ave Serra, Ecosul Energia Solar e Edelbrau Cervejaria, e conta com o apoio de Tarallos Café, Café & Cia, Casa do Pão de Mel e Hotel Vila Verde. Acompanhe as novidades do evento em https://bit.ly/novaoktoberfest2023. Acesse @novaoktoberfest no Instagram e no Facebook.

FOTOS: Mauro Stoffel