10 de Julho de 2023

Nova Petrópolis realiza a maior edição do Festival Sabores da Colônia

Público de 36 mil pessoas consumiu R$ 1,2 milhão em produtos e na gastronomia

Chegou ao fim no domingo, 9 de julho, a maior edição já realizada do Festival Sabores da Colônia de Nova Petrópolis. Em nove dias de programação, o Centro de Eventos do Município recebeu um público estimado em 36 mil pessoas, que geraram um consumo de R$ 1,2 milhão, sendo quase R$ 500 mil oriundos da comercialização das 60 agroindústrias participantes.

De acordo com o Sindicato dos Agricultores, a comercialização de produtos das 60 agroindústrias resultou em faturamento de mais de R$ 55 mil por dia de evento. No primeiro domingo de programação, no dia 25 de junho, as vendas das agroindústrias superaram R$ 77 mil.

Considerando ainda o comércio de pães e cucas assados em cinco fornos, consumo nas cinco cervejarias da Claro Arena Show, praça de alimentação e vendas dos demais expositores, o total estimado é de R$ 1,2 milhão.

“Com o crescimento que tivemos nas edições de 2022 e, principalmente em 2023, o nosso evento foi elevado a outro patamar, inclusive com destaque estadual”, afirma o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, referindo-se aos dois financiamentos oferecidos ao evento pelo Governo do Estado. “Agora o desafio é fazer um evento ainda maior em 2024”, acrescenta o prefeito.

De acordo com a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, o público total do Festival Sabores da Colônia é de 36 mil, sendo o terceiro final de semana aquele que teve a maior movimentação de visitantes. Na comparação com a edição anterior, o evento de 2023 teve um incremento de 20% na presença de público. O crescimento ocorreu apesar dos problemas na ligação entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul, via BR-116, durante todo o período de programação.

O Festival Sabores da Colônia foi uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio das secretarias de Turismo, Indústria e Comércio e de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato dos Agricultores, e financiado pelo Pró-Cultura RS, através da Lei de Incentivo à Cultura. O evento contou com o patrocínio master de Claro. Patrocínio de Organize Feiras e Stands Personalizados, Sicredi Pioneira, Brahma, Energias da Natureza, Sicoob e Fiat. Apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Fetag-RS, Emater-RS, Bitcom Internet, Roseflor Alimentos e Associação Rota Romântica.

Acompanhe as informações do Festival Sabores da Colônia no site turismo.novapetropolis.rs.gov.br e no Instagram @festivalsaboresdacolonia.

Crédito das fotos: Fotos 50mm/Vini Martins e Marcelo Farinha