13 de Março de 2023

Nova Petrópolis inaugura evento dedicado ao mel

1ª edição da Nova Mel Fest ocorreu nos dias 10, 11 e 12 de março

O fim de semana dos dias 10, 11 e 12 de março marcou o surgimento de um novo evento em Nova Petrópolis. A 1ª edição da Nova Mel Fest reuniu exposição e comercialização de produtos da apicultura e da meliponicultura, além de atividades técnicas voltadas aos produtores e atrações culturais na Rua Coberta e Praça das Flores.

A 1ª Nova Mel Fest foi realizada pela Associação de Apicultores e Meliponicultores de Nova Petrópolis (NovaMel) e pelo Município de Nova Petrópolis. Criada em julho de 2018, a entidade conta atualmente com 46 associados. Em 2022, a produção totalizou 6.000 quilos de mel envasado.

“Este evento tão relevante que surge em Nova Petrópolis mostra também a importância das associações”, afirmou o prefeito Jorge Darlei Wolf durante a abertura oficial da 1ª Nova Mel Fest, na manhã do sábado, 11. Na ocasião, o prefeito destacou que a Associação Nova Mel conta com um imóvel cedido pelo Município na Vila Germânia. “Em 2021, recebemos uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil, do deputado federal Ubiratan Sanderson, que irá auxiliar essa entidade”, acrescentou Darlei.

O presidente da Associação NovaMel, Francelino dos Santos,  agradeceu a todos que se envolveram na organização da 1ª Nova Mel Fest, reforçando que o evento irá se consolidar a partir das próximas edições. Além de presidir a Associação Nova Mel, Francelino é presidente nacional da Associação Nacional das Entidades de Meliponicultores e (Abremel) e vice-presidente da Federação das Entidades da Meliponicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Femers).

“Em virtude de sua mata nativa, a Serra Gaúcha produz hoje o melhor mel do mundo”, afirmou o representante da Federação Apícola do RS (Fargs), Daniel Vicenzo em seu pronunciamento. Já o presidente da Femers, Nelson Angnes, afirmou que além da importância do mel enquanto produto e alimento, as abelhas são consideradas “o animal mais importante do mundo”. A presidente da Câmara de Vereadores, Kátia Regina Zummach, reforçou a riqueza do mel enquanto alimento e das abelhas enquanto agentes polinizadores.

A 1ª Nova Mel Fest integrou a programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha, que segue com programação até o dia 26 de março. O evento é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, em parceria com a Associação Tchon Ji, com patrocínio de Sicredi Pioneira 120 Anos, Sommer Bier Festival e Bitcom Internet. A programação completa pode ser conferida no site turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Mais informações no Facebook e Instagram @veraonovapetropolis.

Crédito das imagens: Fotos 50mm / Vini Martins e Marcelo Farinha