09 de Junho de 2021

Nova Petrópolis ganhará empreendimento turístico voltado à sustentabilidade e educação ambiental

Entre outros, L’esperienza terá mini fazenda, empório com produtos da região e chalés para hospedagem

Nos próximos meses o interior de Nova Petrópolis ganhará mais um empreendimento turístico. É o L’esperienza, que oferecerá atrações relacionadas à sustentabilidade, educação e consciência ambiental na localidade de Nove Colônias. O responsável pelo projeto, Tony Rangel, apresentou os detalhes do investimento ao prefeito Jorge Darlei Wolf, ao vice-prefeito Martim Wissmann e ao secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Santos, na manhã desta quarta-feira, 9 de junho.

De acordo com o empresário, a proposta do L’esperienza consiste na criação de um polo de entretenimento em que o público-alvo serão as famílias. “Segundo uma pesquisa do Sebrae, o turismo pós-pandemia será muito buscado por grupos de pais com crianças e os seus pets. Então teremos um local acessível a todos os públicos, mas principalmente famílias”, destacou Rangel.

Antes de se decidir pela área de seis hectares na Estrada de Nove Colônias, o investidor avaliou mais de 50 terrenos, incluindo opções na Serra Catarinense e na cidade de Gramado. “É um projeto muito interessante e ficamos muito felizes pela escolha de Nova Petrópolis. Dentro das nossas possibilidades, seremos parceiros deste projeto, ajudando e participando de tudo o que for preciso”, afirmou o prefeito Jorge Darlei Wolf.

Entre as atrações do L’esperienza estará a mini fazenda “Il Cucciolo”, espaço com pequenos animais e horta em que serão abordados temas do agronegócio e da sustentabilidade. “Teremos, por exemplo, túneis ligando o galinheiro à horta”, adianta Rangel.

O Empório contará com a comercialização de produtos da região, cumprindo também a função de promoção turística. Já o espaço Che Figo consistirá em uma cozinha gourmet. E o Quiosque da Realidade Virtual exibirá conteúdos relacionados a Nova Petrópolis. “A ideia é proporcionar experiências. Então, se a pessoa hospedada conosco quiser comer saladas, ela mesma poderá ir até a horta e colher legumes e verduras que desejar”, acrescenta o empresário. O L’esperienza contará com 13 chalés, de diferentes modelos e tamanhos, para locação.

Dentro do complexo turístico também funcionará uma produtora que, entre outros conteúdos, oferecerá jogos e materiais para capacitações. Um dos trabalhos mais conhecidos da produtora de Tony Rangel é o Projeto Aquanautas, que já teve diversas exibições no programa “Fantástico”, da Rede Globo.

Em Nova Petrópolis, uma das ideias é produzir uma série inspirada em heranças culturais, história, arte, decoração e sustentabilidade. “O canal HBO, dos Estados Unidos, já demonstrou interesse em veicular a série”, afirma o produtor.

A apresentação na manhã desta quarta-feira contou também com a participação da secretária adjunta de Turismo, Mayara Senna dos Reis, e da arquiteta Taty Kaiser, responsável pelo projeto. Durante o encontro, o secretário Rodrigo Santos, detalhou os principais empreendimentos turísticos já existentes em Nova Petrópolis. “O L’esperienza com certeza vem para somar e qualificar ainda mais o nosso setor, principalmente por envolver uma proposta tão promissora como a sustentabilidade”, destacou o secretário.

A previsão é de que o empreendimento esteja completamente concluído em maio de 2023. No entanto, alguns setores já funcionarão em 2022.

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP