Evento ocorrerá de 19 de julho a 4 de agosto com ações solidárias em prol dos gaúchos
“A diversidade é o que nos une e fortalece nosso legado”. O lema do Festival Internacional de Folclore em 2024 representa muito da motivação e decisão por manter a realização do maior evento cultural da Serra Gaúcha, mesmo com as dificuldades enfrentadas após a maior catástrofe climática já registrada no Estado. De 19 de julho a 4 de agosto, Nova Petrópolis abraça a diversidade cultural de diferentes povos em um evento solidário, com ações voltadas às necessidades do Rio Grande do Sul.
“Em meio a tudo que estava acontecendo no nosso Estado, e diante das dificuldades que a nossa cidade enfrenta, decidimos manter o nosso Festival Internacional de Folclore como um voto de esperança pela retomada da economia de Nova Petrópolis. Esse é um dos nossos eventos mais importantes, que traz milhares de visitantes, e é nossa maneira de mostrar que a cidade continua aqui, firme e hospitaleira, de braços abertos para receber a todos, como expressamos com o lançamento da campanha “Abrace Nova Petrópolis”. Então venham nos visitar!”, afirmou o prefeito Jorge Darlei Wolf.
Para a diretora do Departamento de Cultura, Jussara Prates, realizar o 51º Festival Internacional de Folclore foi uma decisão analisada por vários aspectos e considerando o forte impacto do evento na cultura e economia local, regional e internacional, Nova Petrópolis optou por realizá-lo, redimensionando e adaptando à realidade que estamos vivendo. “Os municípios que estão em condições de promover a arte, a cultura e a economia precisam fazer; o compromisso de abraçar e reestruturar o Rio Grande do Sul é de todos os brasileiros. Nova Petrópolis assume este compromisso e, por meio da cultura e todos os seus desdobramentos na economia, vai se realizar o 51º Festival Internacional de Folclore na esperança que o colorido e paixão de cada folclorista e visitante tragam de volta a alegria e a esperança para todos os gaúchos”, pontuou Jussara.
De 19 de julho a 4 de agosto, Nova Petrópolis irá promover um evento solidário, com ações voltadas às necessidades do Rio Grande do Sul. Segundo a diretora Jussara, Nova Petrópolis é uma Cidade Educadora e acredita que a Educação e a Cultura são pilares importantes no processo de reconstrução do Estado. Neste sentido, durante o 51º Festival Internacional de Folclore serão realizadas campanhas solidárias visando a coleta de livros e brinquedos.
“Queremos auxiliar os municípios que sofreram perdas de acervos das bibliotecas para que logo tenham seus equipamentos culturais em condições de uso. A campanha de coleta de brinquedos visa garantir que as crianças que passaram por este momento delicado se sintam abraçadas, acolhidas e voltem para as suas atividades da infância mais felizes e vislumbrando um futuro melhor”, explicou Jussara Prates.
O legado de força, coragem, recomeço, reconstrução e conquista deixado pelos imigrantes que desbravaram Nova Petrópolis será comemorado em 2024 durante o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Há 200 anos, os imigrantes também tiveram que começar de novo, como milhares de gaúchos neste momento.
A rainha do Folclore Alemão de Nova Petrópolis, Ana Luiza Kuhn, pontuou que a 51ª edição do Festival Internacional de Folclore terá o brilho da comemoração dos 200 Anos da Imigração Alemã durante a sua programação. Celebrar este marco é reconhecer e homenagear as contribuições significativas dos imigrantes alemães para a construção e o desenvolvimento do Brasil, além de promover uma reflexão sobre a importância da imigração e da diversidade cultural na formação da identidade nacional brasileira.
“Nosso evento contará com diversas atividades alusivas ao Bicentenário, destacando os legados que ainda preservamos com tanta força e amor. Tenho certeza de que os nossos antepassados sentiriam orgulho ao ver como mantemos vivas as tradições alemãs em nossas danças, música, culinária, arquitetura e língua em Nova Petrópolis e região. Será um evento magnífico, onde, além de valorizarmos a história da nossa cultura, celebraremos a rica história de tantos outros povos”, disse a Rainha do Folclore Alemão, Ana Luiza Kuhn, ao lembrar da força dos imigrantes alemães.
A Administração Municipal e a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis (AGDFA-NP) apresentarão as novidades, grupos confirmados e detalhes do 51º Festival Internacional de Folclore no dia 18 de junho, durante o lançamento oficial. “Será um momento exclusivo para autoridades, convidados e imprensa. E, a partir daí, divulgaremos tudo para a nossa comunidade e para os visitantes que receberemos. Promover o maior evento cultural da Serra Gaúcha é motivo de muito orgulho e absoluta importância para Nova Petrópolis e para o Estado neste momento”, declarou o presidente da AGDFA-NP, Cleiton Spengler.
O 51º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul e, em 2024, as comemorações alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemão no Brasil. Conta com o patrocínio de Dakota, Sicredi Pioneira, Banrisul e Suibom. Mais informações em www.festivaldefolclore.com.br e @festivaldefolclorenp.
TEXTO: TRIO Comunicação Integrada
Crédito da foto: TRIO Comunicação Integrada