28 de Junho de 2021

Grupos folclóricos de Nova Petrópolis se mobilizam para as gravações do 48º Festival Internacional de Folclore

Evento será realizado em formato online, de 16 de julho a 1º de agosto

Grupos folclóricos e outros agentes culturais de Nova Petrópolis estão mobilizados para as gravações que integrarão a programação oficial do 48º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. O consagrado evento, que deu a Nova Petrópolis o título de “Cidade Internacional do Folclore IOV Brasil”, terá formato online em 2021, com atrações entre os dias 16 de julho a 1º de agosto.

Para levar o conteúdo da diversidade cultural às redes sociais, o cronograma de gravações foi iniciado no dia 14 de junho. Em paralelo, a Comissão Organizadora e o Departamento Municipal de Cultura trabalham nas definições da programação oficial que ocorrerá página do evento no Facebook.

De acordo com a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Cândida Maldaner, a proposta da programação online é manter vivo o espírito do Festival Internacional de Folclore com ações tradicionais do evento, como as oficinas de artesanato e culinária, além da Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade. “Junto com os grupos e entidades do Município, preparamos uma programação com depoimentos, danças e momentos marcantes, para trazer alegria ao público durante a edição virtual do Festival”, afirma.

Até esta segunda-feira, 28 de junho, diversos grupos folclóricos já haviam concluído as suas gravações. O conteúdo dos trabalhos constitui uma mescla de danças, depoimentos, acervo fotográfico e audiovisual para contar a história de cada grupo.

Também foram gravadas lendas folclóricas, que são contadas por professoras e membros da comunidade de Nova Petrópolis. As oficinas das Mãos da Diversidade já tiveram uma edição gravada, na qual foram abordados trabalhos com tricô, crochê e patchwork. Ainda será produzida uma edição da oficina com a temática do chimarrão. Para as Panelas da Diversidade, serão abordadas receitas de carreteiro de charque e cucas.

Outro momento marcante da programação do Festival Internacional de Folclore, as Celebrações da Vida, da Paz e da Diversidade também têm presença garantida na programação online da 48ª edição, com a participação da equipe ecumênica em um vídeo de reflexão.

Acompanhe as novidades do 48º Festival Internacional de Folclore através do Instagram @festivaldefolclorenp ou na página oficial do evento no Facebook. Acesse: www.festivaldefolclore.com.br.

Crédito das fotos: Mauro Stoffel