22 de Julho de 2022

Grupos do Chile, Colômbia e Argentina são destaque na programação do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis neste fim de semana

Caminhada, Sarau da Diversidade e Baile Infantil também são atrações do evento nos dias 23 e 24 de julho

A cultura argentina, chilena e colombiana são destaque na programação do Festival Internacional de Folclore neste fim de semana. Além das apresentações artísticas no Palco da Diversidade, o evento contará com caminhada, sarau, baile infantil e atrações no Parque Aldeia do Imigrante nos dias 23 e 24 de julho. No sábado e domingo, mais 15 grupos se apresentam na Rua Coberta, permitindo acesso gratuito às mais diferentes expressões folclóricas.

Os grupos internacionais são as grandes estrelas do Festival Internacional de Folclore. Pela primeira vez no evento, a Agrupación Folklórica Aires de Siecha traz a cultura colombiana para o Palco da Diversidade. O Ballet Ucraniano Roksolana, que participa do evento desde 2010, retorna ao festival para representar a Argentina. Neste fim de semana, o público poderá assistir as apresentações do Takina I Te Ahi, do Chile, grupo que representa a cultura Rapanui e por diversas vezes já participou do evento em Nova Petrópolis.

Além das apresentações no palco da Rua Coberta, o Festival Internacional de Folclore leva apresentações para o Parque Aldeia do Imigrante. No sábado e domingo, as apresentações no atrativo turístico iniciam às 14h. Os grupos de Canoas, Áurea e Campina das Missões se apresentam no dia 23. No domingo, os grupos de Gravataí e Colômbia também se apresentam no parque.

O Festival Internacional de Folclore promove ações além dos palcos. O sábado inicia com a Caminhada do Folclore, com saída às 8h, da Rua Coberta. A atividade é organizada pela Associação Tchon Ji e tem custo de R$ 40,00. Inscrições podem ser feitas pelo link bit.ly/caminhadadadiversidade. Às 10h, o folclore ucraniano será tema do 6° Sarau da Diversidade, na Biblioteca Pública Municipal “Profª Elsa Hofstätter da Silva”. A participação na atividade cultural é gratuita e aberta ao público.

Ainda no sábado, a partir das 13h45min, as crianças se reúnem no Palco da Diversidade para o Baile Infantil. Diversos grupos de Nova Petrópolis e de cidades convidadas participam do momento de integração entre os pequenos artistas. À noite, o Grupo de Danças Folclóricas Internacional recebe o público na Sociedade Tiro ao Alvo para o Baile de 50+2, a partir das 19h.

No domingo, 24 de julho, a Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade traz uma energia incrível para o evento em um momento ecumênico na Rua Coberta. As apresentações no Palco da Diversidade iniciam às 11h e seguem até às 21h, de maneira gratuita e aberta ao público.

O 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Conta com patrocínio de Sicredi Pioneira, Cooperativa Piá, Dakota, Fortbrain Alimentos, Gula Alimentos, Banrisul, Suibom, Energias da Natureza, Armani Têxtil, Box Print, Cervejaria Edelbrau, Ecosul Energia Solar e Traum Cervejaria. Apoio: Ave Serra, Coopershoes, Esculturas Parque Pedras do Silêncio, RBT Internet, Parque Aldeia do Imigrante e PD Eventos. Financiamento: Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Mais informações em www.festivaldefolclore.com.br e @festivaldefolclorenp.

TEXTO: TRIO Comunicação Integrada

Crédito das fotos: Mauro Stoffel