São 37 estabelecimentos confirmados no evento, que acontece de 1º a 10 de julho no Centro de Eventos de Nova Petrópolis
A grande presença de agroindústrias, dos mais variados segmentos, é uma das características do Festival Sabores da Colônia de Nova Petrópolis. O evento contará com produtos coloniais de 37 agroindústrias, oriundas de 20 municípios gaúchos. O Festival, que reúne mais de 60 expositores e ainda shows musicais e atrações culturais, acontecerá de 1º a 10 de julho, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, com entrada gratuita.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Lüdke, as agroindústrias são o cerne do Festival realizado em Nova Petrópolis. “As agroindústrias vieram para que os agricultores possam agregar valor ao que produzem. E o nosso evento existe para que essa produção de qualidade possa ser mostrada”, afirma.
A captação de agroindústrias para os espaços de exposição do Festival Sabores da Colônia foi realizada em parceria entre a Administração Municipal e o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café, com apoio da Fetag-RS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul) e da Emater.
Conforme a vice-presidente do Sindicato, Mariana Caroline Marcon, serão dezenas de produtos coloniais e rurais à venda no Centro de Eventos ao longo dos dez dias de evento. Queijos, geleias, salames, linguiças, torresmo, copa, mel, biscoitos, pães e cucas, doce de leite, melado, rapaduras e amendoins, temperos e molhos, nozes e frutas cristalizadas, erva mate, cervejas artesanais, chás, sucos e vinhos, licores e cachaças e artesanato são alguns exemplos de produtos que o visitante encontrará no Festival Sabores da Colônia. No caso de pães e cucas, a produção acontecerá durante o evento, por meio de fornos que serão instalados junto ao Centro de Eventos.
O Festival Sabores da Colônia é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, através das Secretarias Municipais de Turismo, Indústria e Comércio e de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café. Conta com patrocínio master da Sicredi Pioneira e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Patrocínio de Ecosul Energia Solar e Bitcom. Apoio: Fetag/RS, Emater/RS, Casa Cooperativa e Rota Romântica.
Crédito da foto: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP