13 de Novembro de 2023

Feira do Livro de Nova Petrópolis terá bate-papos com autores, apresentações musicais e oficinas

Evento acontece de 29 de novembro a 3 de dezembro pela primeira vez na rua Tiradentes, em frente à Biblioteca Pública Municipal

A 26ª Feira do Livro de Nova Petrópolis está se aproximando. O evento acontece de 29 de novembro a 3 de dezembro, na rua Tiradentes, em frente à Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva, e promete uma programação diversificada de atrações para o público. Estão previstos momentos de bate-papo com autores locais e regionais, oficinas de escrita criativa, ilustração e outros temas, e apresentações musicais. A programação é gratuita e aberta a toda a população.

O cronograma de atividades ainda está sendo preparado, mas algumas atrações já estão confirmadas, como a presença do escritor e palestrante Pedro Guerra que terá momentos de bate-papo com os estudantes de Nova Petrópolis, e também a participação do cacique Mauricio Ven Tãin Salvador, autor do livro “A araucária e a gralha-azul: uma história dos antigos kaingang”, que fará parte de uma contação de histórias em dois idiomas – português e kaingang.

Além da programação, outro diferencial neste ano é a localização da feira. Nas edições anteriores, o evento tradicionalmente acontecia na Rua Coberta, mas em 2023 será realizado em um ponto estratégico do centro da cidade: a rua Tiradentes, entre as ruas Rui Barbosa e Rio Branco, em frente à Biblioteca Pública Municipal, que também receberá algumas atividades da feira.

A 26ª Feira do Livro de Nova Petrópolis acontece de 29 de novembro a 3 de dezembro. A realização é da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação Cultura e Desporto e Departamento de Cultura. O slogan deste ano é “A cultura é o nosso patrimônio”, sendo a escritora Vivi Costa a patrona desta edição. Confira abaixo algumas atrações confirmadas:

Destaques da programação

29/11 - Primeiro dia

8h10, 9h30, 14h, 15h30 – Bate-papo com o escritor e palestrante Pedro Guerra, no palco principal.

16h – Participação do escritor cacique Mauricio Ven Tãin Salvador, autor do livro “A araucária e a gralha-azul: uma história dos antigos kaingang” no Espaço Autoral.

18h – Abertura oficial com a patrona da Feira do Livro, a escritora Vivi Costa, e lançamento do livro “Escritores do Amanhã.

30/11 - Segundo dia

8h10, 9h30, 14h, 15h30 – Bate-papo com a escritora Milene Barazzetti, no palco principal.

19h – Apresentação da Orquestra Jovem de Nova Petrópolis, no palco principal.

19h30 – Oficina de escrita criativa com Helena Klein, na Biblioteca Pública Municipal.

01/12 - Terceiro dia

16h – Participação do escritor Dinarte Albuquerque Filho, autor do livro “Coletânea de Autores da Serra Gaúcha – Contos”, no Espaço Autoral.

16h15 - Oficina de Ilustração com Marlon Costa, na Biblioteca Pública Municipal.

18h - Participação da escritora Edineia Werner, autora do livro “Tríade para Fogueiras”, no palco principal.

02/12 – Quarto dia

10h30 – Participação da escritora Ana Lucia Schmidt, autora do livro “O Desfile das Abelhinhas”, no Espaço Autoral.

13h – Apresentação do “CIRCOlando por aí”, da Companhia Espicula, no palco principal.

14h30 - Bate-papo com o escritor Athos Beuren, no palco principal.

16h15 - Contação de Histórias Bilíngue, em português e kaingang, com cacique Mauricio Ven Tãin Salvador e Ana Fonseca, no palco principal.

17h15 - Ação literária com a escritora Vivi Costa (patrona da Feira do Livro) e elenco da peça “Livro que te quero ao Vivo”, no palco principal.

19h – Apresentação do Bando Celta, no palco principal.

03/12 – Quinto dia

11h – Apresentação da Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis, no palco principal.

13h – Premiação do 2º Desafio Literário promovido pela Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva, no palco principal.

13h30 – Sarau com autores locais, no palco principal.

16h – Apresentação teatral “Fábulas do Sul”, do Grupo Ueba, no palco principal.

17h – Participação do escritor Marcio Port, autor do livro “Cooperativismo Financeiro, uma história com propósito”, no Espaço Autoral.

18h – Apresentação das Pequenas Cantoras e Coro Juvenil, no palco principal.

Crédito das fotos: Fotos 50mm