06 de Outubro de 2022

Feira do Livro de Nova Petrópolis inicia nesta sexta-feira

Abertura oficial do evento terá show do Grupo Estribo de Prata

Tem início nesta sexta-feira, 7 de outubro, a 25ª Feira do Livro de Nova Petrópolis. A programação oficial na Rua Coberta, com comercialização de livros, apresentações musicais e teatrais, lançamento de livros e palestras, ocorre das 9h às 20h no primeiro dia. A abertura oficial do evento, seguida do show do Grupo Estribo de Prata, será realizada às 18h da sexta-feira.

Um dos momentos mais importantes da 25ª Feira do Livro ocorre às 9h da sexta-feira, com o lançamento da edição 2022 do livro “Escritores do Amanhã”. Trinta e sete textos, de estudantes de Nova Petrópolis, compõem a coletânea.

Ao longo de toda a programação, o público poderá visitar o estande especial do patrono da 25ª Feira do Livro, Gaudêncio Terra. Na sexta-feira, das 9h às 17h, a Feira do Livro terá a participação das cooperativas escolares de Nova Petrópolis, que estarão na Rua Coberta expondo os trabalhos que desenvolvem.

Entre as demais atividades do primeiro dia, destaque também para a sessão “Escavação das palavras - cartas da Segunda Guerra Mundial”, com Jussara Prates e Helena Klein, e para o teatro de fantoches “Minha casa sem Aedes”, a cargo da Vigilância Ambiental em Saúde de Nova Petrópolis.

E nesta quinta-feira, 6 de outubro, ocorre a última atividade da programação prévia da 25ª Feira do Livro. É a palestra “Formando filhos leitores - estímulo à leitura para pais e filhos”, com a escritora Márcia Funke Dieter. A apresentação será online, através do canal da escritora no YouTube.

A 25ª Feira do Livro de Nova Petrópolis é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, com patrocínio de Sicredi Pioneira 120 anos, Ecosul Energia Solar, Sugar Shoes e WPA Assessoria. O evento acontece de 7 a 9 de outubro na Rua Coberta, com entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas no site turismo.novapetropolis.rs.gov.br.

Programação completa da sexta-feira, 7 de outubro

- 9h às 20h - Venda de livros na Rua Coberta.

- 9h às 17h - Participação das cooperativas escolares de Nova Petrópolis.

- 9h - Lançamento da obra “Escritores do Amanhã”.

- 10h15 - “Escavação das palavras - cartas da Segunda Guerra Mundial”, com Jussara Prates e Helena Klein.

- 12h- Apresentação de vídeos com contações de histórias em língua alemã e língua inglesa.

- 12h30 - Apresentação Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Guilherme Gaedicke.

- 14h - “A geografia do Pequeno Príncipe”, a cargo da Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva, em parceria com o 7º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Padre Werner - bibliotecária Susana Carrasco e professora Renata Bandeira Guimarães.

- 14h às 15h30 - Participação do mascote Elefante Letrado.

- 14h30 - Teatro de fantoches “Minha casa sem Aedes” - Vigilância Ambiental em Saúde de Nova Petrópolis.

- 15h às 18h - Oficina “Aventura Pronta”.

- 15h15 - Apresentação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Beck Filho.

- 15h45 - Apresentação de vídeos com contações de histórias em língua alemã e língua inglesa.

- 16h30 - Exibição do curta-metragem “O menino da terra do sol”, de Flávio Luis Ferrarrini.

- 18h - Abertura oficial da 25ª Feira do Livro de Nova Petrópolis e lançamento da obra “Realidade virtual, quando a fantasia supera a tecnologia”, de Gaudêncio Terra (transmissão ao vivo no Facebook).

Homenagem às pessoas que fizeram a história da Feira do Livro em Nova Petrópolis.

- 19h- Show da Banda Estribo de Prata.

Crédito da foto: Fotos 50mm/Vini Martins e Marcelo Farinha