26 de Julho de 2023

Encontro Mundial de Coreógrafos tem início em Nova Petrópolis

Evento realizado pela IOV ocorre durante o 50º Festival Internacional de Folclore

Teve início nesta quarta-feira, 26 de julho, a primeira edição do Encontro Mundial de Coreógrafos, realizado em Nova Petrópolis, durante o 50º Festival Internacional de Folclore. O evento é promovido em parceria com a Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV) e segue com programação até o domingo, dia 30, no Centro de Eventos.

Em mais uma demonstração de diversidade, a abertura oficial do Encontro, na tarde da quarta-feira, contou com apresentações dos Índios Pataxós da Aldeia Coroa Vermelha, da Bahia, e do Schützenhaus Tanzgruppe, de Nova Petrópolis.

O ato foi acompanhado pelo presidente mundial da IOV, Alli Abdulah Khallifa, e pelo prefeito em exercício de Nova Petrópolis, Martim Wissmann. Em seus pronunciamentos, ambos destacaram a importância da cultura e do folclore. “O Festival de Folclore está inserido de uma forma muito profunda na comunidade de Nova Petrópolis, desde os adultos até as crianças”, afirmou o prefeito em exercício.

“Devemos continuar fazendo esforços para preservar a nossa identidade, nossa cultura e nosso folclore”, disse o presidente Alli Abdulah Khallifa, que atua como escritor, poeta e pesquisador e reside no Bahrein.

O presidente da secção Brasil da IOV, Clerton Vieira, lembrou que o Festival Internacional de Folclore é vinculado à entidade desde 2010. “Nova Petrópolis é a cidade cartão postal da IOV no Brasil”, disse. Já a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal, destacou as diferentes manifestações culturais oferecidas através do Festival de Folclore, como dança, música, artesanato e gastronomia.

Até o dia 30 de julho, o 1º Encontro Mundial de Coreógrafos IOV oferecerá palestras, rodas de conversa, relatos de experiências e mostra artística. As atividades são restritas aos inscritos.

O 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Conta com financiamento pelo Pró-Cultura RS, através da Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Master de Dakota – ser linda é ser feliz, Multimóveis, Sicredi Pioneira e Randoncorp. Patrocínio de Pão d’ Gula Alimentos, Banrisul, Corsan - evoluir nos define - Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Suibom, Vitivinícola Jolimont, Sicoob e EGR. Apoiam o 50º Festival Internacional de Folclore: RBT Internet, Parque Aldeia do Imigrante, Eletrosom, Digi Sonorizações, You-C English School, Casa Cooperativa e Rota Romântica.

Crédito das fotos: Fotos 50mm/Vini Martins e Marcelo Farinha