05 de Fevereiro de 2023

Comunidade de Linha Araripe comemora o sucesso da 48ª Festa do Figo

Comércio da fruta e atrações culturais foram alguns dos destaques do evento no interior de Nova Petrópolis

A comunidade de Linha Araripe comemora os resultados positivos de mais uma Festa do Figo. Após dois anos de interrupção, a 48ª edição do evento ocorreu nos dias 4 e 5 de fevereiro, lotando as dependências da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Araripe durante todo o fim de semana. O comércio da fruta in natura e em produtos derivados e as atrações culturais foram alguns dos destaques da intensa programação.

O grande público se fez presente desde a manhã do sábado, 4 de fevereiro, quando ocorreu a Abertura Oficial da 48ª Festa do Figo e a inauguração da Feira de Expositores. O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, e o deputado estadual Elton Weber, manifestaram-se durante a cerimônia de abertura. Filha de agricultores, a rainha do Folclore Alemão e vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café, Mariana Caroline Marcon, falou em nome dos produtores de figo. E Jonas Gottschalk representou a Sociedade Linha Araripe, bem como os mais de 200 voluntários que participaram do evento. A participação religiosa ficou a cargo do padre Délcio Miguel Reiter, que abençoou o evento e o trabalho dos agricultores.

“Todas essas pessoas, com suas camisetas verdes, voluntários que tão bem recebem e atendem a todos os visitantes, e também os agricultores, com a sua produção qualificada, são as estrelas dessa grande festa”, destacou o prefeito Jorge Darlei Wolf.

As soberanas da 48ª Festa do Figo, rainha Jordana Kiekow e princesas Caroline Marcon Schneider e Keyla Rame Galgaro, conduziram as autoridades para a primeira visita à Feira de Expositores, que contou com a inscrição de quase 400 produtos agrícolas. Os vencedores, nas diferentes categorias, foram premiados durante a tarde de sábado, momento seguido por apresentações do Edelweiss Tanzgruppe e do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein e pela domingueira animada pelo Musical Monte Azul. Além disso, na manhã do sábado, cerca de 50 pessoas participaram da Caminhada da 48ª Festa do Figo, que percorreu áreas rurais de Linha Araripe.

De acordo com a comissão organizadora da 48ª Festa do Figo, mais de 1.200 pessoas participaram do almoço no primeiro dia do evento. O sábado também totalizou a venda de aproximadamente 800 quilos de figo in natura, além de centenas de derivados da fruta e outros produtos coloniais. Apresentado em edição limitada durante a 48ª Festa do Figo, o chopp de figo registrou consumo de aproximadamente 300 litros no sábado.  “E a tendência é de números ainda melhores no domingo, com ainda mais visitantes”, avalia Jonas Gottschalk.

Agricultores premiados

A 48ª Festa do Figo premiou agricultores em dezenas de categorias de produtos presentes na Feira de Expositores. Entre as diferentes variedades de figo, o produtor Nilo Marcon, de Linha Araripe, ficou em primeiro lugar na classificação geral. Volmir Kich, de Linha Temerária, ficou em segundo lugar. E Benno Seibt, de Linha Araripe, recebeu a terceira colocação. Lauro Pottratz, Nilo Marcon e Clari Marcon também foram premiados como “expositores de destaque”. Confira a classificação geral dos expositores de figo:

Figo variedade “negrito”:
1º lugar - Benno Seibt
2º lugar - Loreno Ruppenthal

Figo variedade “pingo de mel”:
1º lugar - Alex Sandro Marcon
2º lugar - Nilo Marcon

Figo variedade “roxo de Valinhos”:
1º lugar - Volmir Kich
2º lugar - Ildo Marcon

Figo variedade “albicone”:
1º lugar - Nilo Marcon
2º lugar - Vando Franck

Figo variedade “amarelo grande”:
1º lugar - Volmir Kich
2º lugar - Loni Freitas

A Festa do Figo é realizada anualmente, de forma alternada, pelas comunidades de Linha Araripe e Linha Brasil. A 48ª edição foi uma realização da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Araripe, com patrocínio de Banrisul, Sicredi Pioneira, Sicoob MaxiCrédito, Cervejaria Edelbrau e Bitcom Internet. O evento integra a programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha e conta com apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis, Sindicato dos Agricultores Trabalhadores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café e Emater RS. Mais informações pelas redes sociais: @festadofigonp no Instagram e Facebook.

Crédito das fotos: Fotos 50mm/Vini Martins e Marcelo Farinha