09 de Setembro de 2021

Começa o Festival da Primavera de Nova Petrópolis

Espaço de exposição e comercialização na Rua Coberta abre a partir das 9h desta sexta-feira, 10 de setembro

Nova Petrópolis dá início nesta sexta-feira, 10 de setembro, ao Festival da Primavera – Frühlingsfest, evento que acontece na Praça das Flores e Rua Coberta até o dia 20 de setembro, com entrada gratuita. O espaço de exposição de paisagismo e comercialização fica aberto ao público diariamente, das 9h às 19h.

De acordo com o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, o início do Festival da Primavera é um momento marcante para o Município, já que representa o primeiro evento totalmente presencial no ano de 2021. “O Festival da Primavera é um evento muito significativo de nossa cidade, que é conhecida como Jardim da Serra Gaúcha. E isso torna a nossa retomada dos eventos ainda mais especial”, afirma.

Além da mostra de paisagismo e do espaço de comercialização, as atrações permanentes do Festival da Primavera incluem a Exposição de Abelhas sem ferrão, do meliponicultor Orlando Morschel, e a 1ª Exposição Novaves, organizada pelo Clube de Observadores de Aves da Serra Gaúcha, com imagens de pássaros do Rio Grande do Sul.

Do primeiro ao último dia do Festival da Primavera os visitantes também poderão aproveitar os passeios de jardineira, com venda de bilhetes e saída da Praça das Flores. O Tour Panorâmico tem viagens de hora em hora. Às 10h e às 16h acontecerá o passeio de jardineira até a Floricultura Ursula, com visita guiada aos espaços da empresa.

A estreia da programação musical do Festival da Primavera acontecerá às 17h da sexta-feira, com a apresentação do acústico Robert e Rodrigo na Rua Coberta. Ao longo do evento acontecerão mais 14 apresentações musicais, com destaque para as apresentações da Banda Municipal, Orquestra de Sopros e Orquestra Juvenil de Nova Petrópolis.

A abertura oficial do Festival da Primavera acontece no sábado, 11 de setembro, às 14h, na Rua Coberta. A cerimônia contará com a presença de autoridades municipais, convidados, órgãos de imprensa, e é aberta à comunidade.

Ao longo do evento também serão oferecidas 13 oficinas temáticas e três caminhadas. No dia 19 de setembro, domingo, às 16h, acontecerá na Rua Coberta a premiação dos vencedores do Concurso Fotográfico do Festival da Primavera.

A realização do Festival da Primavera foi autorizada pelo Comitê Técnico da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste). No evento serão obedecidos protocolos especiais de prevenção à Covid-19, como uso obrigatório de máscara, controle de ocupação e distanciamento dos espaços e oferta de álcool gel. Não haverá praça de alimentação.

O Festival da Primavera – Frühlingsfest é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio. Conta com patrocínio da Sicredi Pioneira RS e da Betonart e apoio da Universidade Feevale e Bitcom.

Crédito das fotos: Fotos 50mm/Vini Martins e Marcelo Farinha

ANEXOS