16 de Agosto de 2021

Belezas e tradições do interior de Nova Petrópolis são destaques na programação do Festival Sabores da Colônia

Evento acontece até o dia 22 de agosto, com programação presencial e online

A programação do Festival Sabores da Colônia no último fim de semana, dias 13, 14 e 15 de agosto, teve como destaque as belezas e tradições do interior de Nova Petrópolis. Oficinas temáticas e passeios de diferentes formatos levaram o público a conhecer as riquezas rurais e coloniais do Município. A programação, com novas oficinas e uma caminhada, seguirá a partir desta sexta-feira, 20 de agosto, até o domingo 22.

Além da exposição e comercialização de produtos rurais e artesanais na Rua Coberta e dos passeios de jardineira, neste fim de semana o Festival Sabores da Colônia contou com a apresentação de três oficinas online. “Plantas medicinais aromáticas e condimentares”, “agroindústria familiar: sabores e saberes” e “turismo rural” foram os temas abordados na sexta-feira e no sábado.

Na manhã do domingo, 15 de agosto, o público do Festival Sabores da Colônia pedalou e caminhou pelo interior de Nova Petrópolis. A caminhada organizada pela Associação Tchon Ji teve início em Linha Imperial e foi concluída na região de Nove Colônias. Já o Pedal para Família, realizado pela empresa Pedalando no Sul, começou pela região central e percorreu localidades como São José do Caí, Linha Temerária e Arroio Paixão.

“Os diversos temas presentes na programação permitem uma interação do público com o meio rural, que tem uma relevância muito grande em Nova Petrópolis. Foi um fim de semana muito positivo, novamente com muitas vendas e um público muito consciente sobre os cuidados necessários”, afirma o secretário municipal de Turismo Indústria e Comércio de Nova Petrópolis, Rodrigo Santos.

ÚLTIMO FIM DE SEMANA

Os dias 20, 21 e 22 de agosto, sexta-feira, sábado e domingo, serão os últimos de programação desta edição do Festival Sabores da Colônia. “Serão mais três oportunidades para o público conferir as excelentes opções de produtos que há na feira da Rua Coberta e aproveitar os passeis de jardineira e as demais atrações do evento”, destaca o secretário Rodrigo Santos.

Na sexta-feira, às 14h, acontece a oficina online “Agroindústria familiar: cultura e desenvolvimento rural”, com a participação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café, Ari Arsênio Boelter; do vice-presidente da Fetag-RS e diretor de política agrícola, Eugenio Zanetti; do diretor da agricultura familiar e agroindústria do Estado, Flavio Smaniotto; do assessor de política agrícola da Fetag-RS, Jocimar Rabaioli, e do chefe do escritório municipal da Emater de Nova Petrópolis, Luciano Ilha. A atividade será transmitida ao vivo pela página da Prefeitura de Nova Petrópolis no Facebook.

Na manhã do domingo acontece a caminhada “Roteiro São Jacó”, organizada pela Associação Tchon Ji. O trajeto de 8 quilômetros, em direção a localidade de São Jacó, contemplará a propriedade da Família Morschel, conhecida pelo cultivo de morangos e pela criação de abelhas sem ferrão. As vagas são limitadas a 100 pessoas e o custo da inscrição é de R$ 30,00. Informações podem ser obtidas pelo e-mail contato@tchonji.com.br ou o telefone (54) 99109-5073, com Valdemar.

Também no domingo, às 18h, será transmitida a oficina “Culinária tcheca – Bramboračka, organizada pela Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia de Nova Petrópolis. A professora da língua e cultura tcheca Kristýna Omastová ensinará a preparar o prato típico chamado de Bramboračka, que é uma sopa com batatas e cogumelos. A atividade será transmitida ao vivo pela página da Prefeitura de Nova Petrópolis no Facebook.

O encerramento da edição 2021 do Festival Sabores da Colônia acontecerá na noite do domingo, às 19h, com o show da Super Banda Real de Nova Petrópolis. A apresentação será transmitida ao vivo pela página da Prefeitura de Nova Petrópolis no Facebook.

O Festival Sabores da Colônia é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, através das Secretarias Municipal de Turismo, Indústria e Comércio e de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café. O evento conta com apoio de Emater/Ascar RS, Cetanp, Sicredi Pioneira RS e Bitcom.