21 de Abril de 2024

Ana Luiza Kuhn é a rainha do Folclore Alemão de Nova Petrópolis

Marluce Maldaner e Camila Caroline Schwaab são as princesas eleitas em 2024

Ana Luiza Kuhn é a rainha do Folclore Alemão de Nova Petrópolis no ano de 2024, junto com a primeira princesa Marluce Maldaner e a segunda princesa Camila Caroline Schwaab. A nova corte foi eleita na noite deste sábado, 20 de abril, durante o 35º Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão, na Sociedade Alegria de Fazenda Pirajá.

Ana Luiza Kuhn representa o Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, de Linha Brasil e Linha Araripe. Marluce Maldaner carrega a bandeira do Volkstanzgruppe Tannenwald, do Pinhal Alto. Camila Caroline Schwaab faz parte do Böhmerlandtanzgruppe, de Linha Imperial.

As novas soberanas começaram a ser eleitas na tarde do sábado, quando tiveram o primeiro contato com o corpo de jurados na Aldeia Histórica do Parque Aldeia do Imigrante. Os responsáveis pelas avaliações foram a coordenadora do Escritório Estadual do Ministério da Cultura no Rio Grande do Sul, Mariana Martinez (quesito história do Festival Internacional de Folclore); o fundador e proprietário da Dança & Cia Flávio Azeredo, Flávio Antônio de Azeredo (quesito histórico do traje); o diretor geral da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, Rafael Carniel (quesito turismo); o escritor, pesquisador e genealogista Rodrigo Trespach (quesito cultura); e o diretor geral do Goethe Institut em Porto Alegre, Stephan Hoffmann (quesito língua alemã).

O processo de escolha da corte foi concluído à noite, com a avaliação dos demais quesitos no baile: beleza e simpatia, oratória e dança individual e dança em grupo.

Também durante o baile ocorreu a despedida da corte do Folclore Alemão no período de 2023/2024, a rainha Ângela Nicole Fuhr e as princesas Karol Michaelsen Fassbinder e Érica Bratz Pescador.

Ana Luiza, Marluce e Camila assumem a missão de representar a cidade de Nova Petrópolis, a cultura local e, em especial, o 51º Festival Internacional de Folclore, evento que ocorre de 18 de julho a 4 de agosto na Rua Coberta e na Praça das Flores.

O concurso que definiu as novas soberanas de Nova Petrópolis e o 51º Festival Internacional de Folclore são organizados pela Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis (AGDFA-NP) em parceria com a Prefeitura Municipal.

Crédito das fotos: Fotos 50mm/Vini Martins e Marcelo Farinha