06 de Julho de 2021

48º Festival Internacional de Folclore contará com a participação de cinco grupos internacionais, seis nacionais e cinco regionais

Evento online que acontece de 16 de julho a 1º de agosto reúne também 15 atrações locais e 13 atividades na programação

A Comissão Organizadora do 48º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis divulga nesta semana a programação oficial do evento, que acontece em formato online de 16 de julho a 1º de agosto. Está confirmada a participação de cinco grupos internacionais, seis nacionais e cinco regionais, além de 15 atrações locais e 13 atividades na programação.

A programação do 48º Festival Internacional de Folclore ocorrerá de quinta-feira a domingo, com as atrações transmitidas através da página oficial do evento no Facebook. O início será às 19h do dia 16 de julho, sexta-feira, com a live de Acendimento da Chama Folclórica e a Abertura oficial. A transmissão da Extinção da Chama Folclórica e Encerramento do Festival acontece às 19h do dia 1º de agosto, domingo.

As atrações internacionais confirmadas são da Argentina, Paraguai, Chile e Colômbia. Seis estados brasileiros também estarão representados no 48º Festival Internacional de Folclore: Paraíba, Pernambuco, São Paulo, Piauí, Pará e Minas Gerais. As cidades gaúchas que marcam presença no evento são: Porto Alegre, Erechim, Caxias do Sul e Canela.

Nova Petrópolis, que detém o título de “Cidade Internacional do Folclore IOV Brasil”, estará representada por 15 grupos, incluindo os sete integrantes da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis (AGDFA-NP): Volkstanzgruppe Edelstein, Volkstanzgruppe Freundschaftskreis, Schützenhaus Tanzgruppe, Böhmerlandtanzgruppe, Grupo de Danças Folclóricas Internacional, Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein e Lustige Volkstanzgruppe Bergtal.

Os grupos Volkstanzgruppe Freundschaftskreis, Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein e Böhmerlandtanzgruppe, farão apresentações ao vivo, respectivamente nos dias 17, 25 e 31 de julho.

MAIS ATRAÇÕES

Durante a 48ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis serão apresentadas quatro oficinas das Panelas e Mãos da Diversidade e quatro contações de lendas.

No dia 22 de julho, quinta-feira, às 19h, será exibido um vídeo com detalhes da conquista por Nova Petrópolis do título de “Cidade Internacional do Folclore IOV Brasil”. Já no dia 30 de julho, o tema do vídeo será os Jogos Germânicos, com as provas Chopp em Metro e Arremesso de Chopp disputadas pelos grupos locais.

A Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade, momento de reflexão sempre muito importante junto ao evento, será transmitida ao vivo no domingo, 18 de julho, às 10h, na página do evento no Facebook. No domingo seguinte, dia 25, às 10h, será exibido um vídeo com mensagens gravadas pelos representantes da equipe ecumênica para mais uma edição da Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade.

No dia 24 de julho, sábado, às 19h, o Festival Internacional de Folclore trará uma atração musical. A apresentação do grupo Arte Gaúcha, de São Leopoldo, será transmitida através de uma live.

Em dois domingos, o Festival Internacional de Folclore trará atrações inéditas na programação: o Pedal do Folclore, organizado pela Pedalando no Sul no dia 25 de julho, e a Caminhada do Folclore, organizada pela Go Esportes no dia 1º de agosto.

O 48º Festival Internacional de Folclore é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA-NP) e Prefeitura de Nova Petrópolis. O Festival integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Patrocinadores: Cooperativa Piá, Pão d'Gula Alimentos, CORSAN - EVOLUIR NOS DEFINE. Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Novas Façanhas, Armani Têxtil Ltda, Coopershoes, Banrisul, H2 Negócios Imobiliários,  Suibom, Dakota, Cervejaria Edelbrau, Sicredi Pioneira, Cervejaria Traum, Ecosul Energias. Apoiadores: Parque Aldeia do Imigrante e Amigo Internet. Financiamento: Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas.

Crédito da foto: Margarida Neumann

ANEXOS