Para entender a origem do nome Malakoff, devemos voltar ao século XIX, no período da colonização alemã, em Nova Petrópolis. Alguns dos imigrantes que chegaram a Nova Petrópolis haviam participado da Guerra da Criméia, cujo ápice de batalha foi a tomada da Fortaleza denominada Malakoff, na região de Sebastopol, em 1855.
Quando estes imigrantes chegaram à região de Linha Brasil Fundos e se depararam com a enorme “muralha” de basalto associaram a mesma com a fortificação, hoje situada na Ucrânia, e deram o nome de Malakoff para a montanha. Já o vilarejo localizado do outro lado do Rio Caí, hoje município de Caxias do Sul, recebeu o nome de Sebastopol.
Atualmente, o local conta com prédios históricos, que remetem o período da colonização germânica em Nova Petrópolis, e roteiros de natureza que cruzam as localidades de Linha Gonçalves Dias, Linha Brasil Fundos e Linha Brasil. Além disso, florestas de araucárias conduzem o visitante por estradas vicinais nas quais a simplicidade das propriedades rurais contrasta com a imponência do Monte Malakoff, que possui mais de 100 metros de altura.
Carregando mapa...