Ir para conteúdo principal
Preloader img 1 Preloader img 2 Preloader img 3
Conteúdo Menu
Conteúdo Principal

Monumento Portal da Imigração

Monumento Portal da Imigração tem seu arco em formato de ogiva representa a ligação da nova e velha pátria dos imigrantes que aqui chegaram. Esse processo começou a ocorrer em 7 de setembro de 1858, no mesmo dia em que Dom Pedro I proclamava a Independência do Brasil, trinta e seis anos antes.

Não é à toa que a ligação da colônia com a família real acontecia, pois chegavam aqui imigrantes de uma segunda leva, diferente daqueles de 1824, em São Leopoldo, mas continuavam a vir por interesse da família real, correspondida pelo monarca Dom Pedro II.

Esses colonos deviam ocupar territórios que não eram tão bons assim para plantar e pagar por eles. A partir de 1858, aqui já tinha o nome de 'Nova Petrópolis': uma homenagem a Dom Pedro II e à cidade de Petrópolis, com suas paisagens parecidas com as nossas.

Nossa terra foi multicultural; recebemos, durante os anos, imigrantes de diversas partes da Europa, mas principalmente da Pomerânia, Saxônia, Boêmia e Renânia. Essas regiões eram próximas da Alemanha que conhecemos hoje, mas cada uma com sua característica específica. Porém, não podemos esquecer-nos dos holandeses, franceses, italianos, gaúchos, negros, indígenas e demais grupos que formaram nossa cultura, agora única e brasileira. A sede da colônia era por aqui, onde você está; os imigrantes chegavam nessa área e esperavam o responsável da colônia designá-los às suas terras, que eram medidas e distribuídas por várias regiões que hoje são Nova Petrópolis. Alguns desses territórios hoje fazem parte de Caxias do Sul, Gramado, Picada Café e Linha Nova.

Conforme os anos passavam, além de outros núcleos que eram formados pelo município, esse local se urbanizava e se transformava no centro da região. Muitas pessoas passavam por aqui: comerciantes, caixeiros viajantes (que eram os informantes e carteiros da época) e tropeiros (que levavam rebanhos de animais pela região a pé ou a cavalo). Com o passar dos anos, a comunidade, em boa parte falante de alemão, adotou um apelido para este lugar, chamando-o de Stadtplatz (centro urbano).

Relato de Carlos Werle

“(...) Por isso eles vieram pra cá, porque lá eles não podiam mais se sustentar (...) Então foi-lhes dito que no Brasil havia terra boa (...)”(DEPPE et al. 1998, p.53)

 

Relato de Arlindo Deppe

“Uma colônia custava naquela época 400 mil reis, 200 mil reis. De graça ninguém recebia nada (...). Eles foram primeiro a São Leopoldo, isto. Eles não tinham mapas lá (...). Em São Leopoldo isto então foi dividido, e eles vieram por Caí. Porque naquela época não havia estradas. Tudo era mata virgem (...). Então eles trouxeram algumas ferramentas(...)’’.(Id. p.101)

Carregando mapa...

Conteúdo Rodapé