Ir para conteúdo principal
Preloader img 1 Preloader img 2 Preloader img 3
Conteúdo Menu
Conteúdo Principal

Escadaria da Esperança

 A escadaria no Bairro Pousada da Neve foi construída na década de 90 e serve para ligar as ruas Berlim e Dois Irmãos. A revitalização do local era uma reivindicação antiga dos moradores do bairro. Dessa forma, foi firmada uma parceria entre os moradores, de forma voluntária, e a Administração Pública.

Foi através da lei do voluntariado que começaram os mutirões, sendo o primeiro realizado no dia 22 de maio de 2021. O trabalho voluntário somou mais de 2000 mil horas de serviço. Além disso, foram surgindo ideias que poderiam ser utilizadas na revitalização da escadaria. 

Com a aprovação da Lei Municipal nº 5.078, de 15 de dezembro de 2021, que autorizava a reforma e a revitalização em regime de mutirão da escadaria, os voluntários foram em busca de apoiadores e, com as doações obtidas, foi possível realizar o projeto. O nome "Escadaria da Esperança" foi instituído através de um Projeto de Lei da vereadora Kátia Regina Zummach, o qual foi aprovada pelos demais vereadores e sancionado pelo prefeito Jorge Darlei Wolf. 

Para a escolha do nome, levou-se em consideração que, em plena pandemia, os membros da Associação de Moradores do Bairro Pousada da Neve, bem como outros moradores da cidade, começaram, de forma voluntária, a limpeza do local. O que destacou a força e a magnitude do trabalho voluntário sobressaindo à esperança de dias melhores e a esperança de que, por pior que a situação seja, ela irá passar. 

A inauguração da Escadaria da Esperança ocorreu no dia 11 de dezembro de 2022 e contou com a participação de autoridades, membros da Associação de Moradores do Bairro Pousada da Neve, voluntários, doadores e empresas, escritores que possuem frases na extensão do atrativo, munícipes e imprensa. Nos degraus coloridos é possível identificar diversas frases de escritores locais, personalidades e escritores renomados. Já ao redor da escadaria, há lindos canteiros floridos que complementam a vegetação já existente no local, sendo que as mudas foram doadas pelo Horto Municipal e por vizinhos, plantadas de forma voluntária. No topo do atrativo há belos desenhos feitos de grafite e, ainda, uma rosa dos ventos feita de mosaicos, que também foram realizados de forma voluntária. 

OBS: As fotos que constam na galeria são da Escadaria da Esperança antes e após a revitalização e durante os mutirões com os voluntários. 

Carregando mapa...

Conteúdo Rodapé